segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ÁGUA E O ENVELHECIMENTO ...

Quando dou uma aula, lanço uma pergunta: 

" Quais as causas que mais fazem o vovô e ou ... a vovó terem confusão mental? Alguns arriscam: " Tumor na cabeça" Eu digo " Não " Outros apostam " Mal de Alzheimer " Respondo novamente: "Não" 

A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boqueaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado, infecção urinária, a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem  sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardiacoas  ( " batedeira"), angina (dor no peito), coma e até a morte.

Insisto: não é brincadeira.

Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituido de água.

Na adolescência, isso cai para 70%.

Na fase adulta, cai para 60%

Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água.

Isso faz parte do processo natural do envelhecimento

Portanto, de saída, os idosos tem menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico; NÓS TEMOS SENSORES DE ÁGUA EM VÁRIAS PARTES DO ORGANISMO. SÃO ELES QUE VERIFICAM A ADEQUAÇÃO DOS NÍVEIS  DE ÁGUA NO ORGANISMO. 

QUANDO ELE CAI, ACIONA-SE AUTOMATICAMENTE UM " ALARME" POUCA ÁGUA SIGNIFICA MENOR MENOR QUANTIDADE DE SANGUE, DE OXIGÊNIO E DE SAIS MINERAIS EM NOSSAS ARTÉRIAS E VEIAS. POR ISSO, O CORPO "PEDE" ÁGUA. A INFORMAÇÃO É PASSADA AO CÉREBRO, A GENTE SENTE SEDE E SAI EM BUSCA DE ÁGUA. EM QUANTIDADE  (COMO É MARAVILHOSO O CORPO HUMANO!) VOCÊ SABIA DISSO?

COLABORE PARA QUE ESSAS INFORMAÇÕES E OUTRAS MAIS CHEGUEM ATÉ A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

ACESSEM ESSE LINK:HTTP://WWW.KICKANTE.COM.BR/CAMPANHAS/VOCE-E-O-RESULTADO-DAQUILO-QUE-VOCE-COME

A FALTA DE INFORMAÇÃO É A CAUSA DA MAIORIA DAS DOENÇAS NO BRASIL; PREVENIR É PRECISO; ALIENAR-SE, NÃO É PRECISO. MUITO OBRIGADO; NAMASTÊ  E PAZ PROFUNDA.



Um comentário:

  1. Se você quer ver como as pessoas bem informadas vivem; colabore com essa campanha. Obrigado; Namastê e paz profunda.

    ResponderExcluir